quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Análise do filme "Vida de inseto"




Analisando o filme “Vida de inseto”, pode-se verificar exemplos de organização mecânica e orgânica na realização de tarefas no formigueiro.
Partindo do pressuposto de que as organizações mecânicas possuem tarefas padronizadas com papéis determinados e específicos, características que podem ser observadas facilmente no filme quando a folha cai sobre a fila perfeitamente ordenada de formigas, e fica evidenciada a falta de autonomia e a conservação cultural sobre o fazer, a paralisação frente à folha que caiu (elemento imprevisível) evidenciou uma total falta de autogestão do grupo para administrar os elementos atravessadores da organização. A reorganização da fila, para que a produção voltasse ao normal, partiu de um sujeito, encarregado de direcionar o comportamento dos demais,considerado superior e mais inteligente.
Em contra partida a este sistema mecânico, pode-se visualizar no filme, a organização do circo que possuía uma equipe multifuncional, onde os artistas desempenham papéis diferentes a todo momento e com autonomia o que caracteriza uma organização orgânica.
O formigueiro tinha um estilo de instituição mecanicista, reprimindo assim, a espontaneidade que poderia trazer novas criações e soluções.
Dentro ainda das organizações orgânicas, a formiga Flik representava uma nova geração, potencialmente empreendedora e com uma insinuação do desejo de liberdade e mudança, com ideias inovadoras fugindo do padrão, na busca de uma forma mais ágil para a colheita de alimentos que por uma questão de sobrevivência precisava ser rápida para ser entregue aos gafanhotos.
Flik com a idéia de utilizar outros animais, para derrotar os gafanhotos e dessa maneira não necessitar mais entregar-lhes alimentos, fugindo totalmente das convenções, ou seja, do modelo mecânico e partindo para modelo orgânico afim de atingir seus objetivos.
Verifica-se no filme que diante da utilização tanto do modelo de organização mecânico (com a padronização das tarefas), como do modelo de organização orgânica (na busca de novas soluções e ideias inovadoras para atingirem objetivos), a junção dos dois trazem sucesso para organização das formigas, trazendo idéias e mudanças inovadoras e depois as padronizando para garantir assim a produtividade, como pode ser visto na cena da colheita de grãos, com
máquinas modernas inventadas por Flik, evidenciando o atual perfil empreendedor do formigueiro que estava mais livre, espontâneo e criativo, onde os paradigmas e preconceitos foram superados.