terça-feira, 18 de agosto de 2009

Relação entre as organizações e o meio ambiente


Até que ponto nós, administradores, somos livres para modelar os sistemas organizacionais sob nossa responsabilidade?

Os sistemas organizacionais atualmente necessitam de constantes mudanças, tendo em vista que a sua sobrevivência dependa da sua interação com o ambiente externo que engloba fatores políticos e legais, fatores demográficos e econômicos e fatores físicos e tecnológicos.
As organizações interagem com ambiente externo por possuírem necessidades de adaptarem-se as exigências do mercado, porém não se pode controlar este ambiente externo diante disto as organizações modela-se para se adequar a este ambiente.
Partindo desse pressuposto, os administradores para modelar uma organização precisam ser flexíveis as mudanças antecipando-as em muitos casos, contando ainda com a cultura organizacional da empresa com suas crenças e valores, todos estes fatores para encontrar diferentes maneiras para se atingir objetivos.
Destarte, o administrador não é totalmente livre ao trilhar os caminhos que devem ser seguidos pela organização, pois é necessária a interação e a modelagem da empresa de acordo com o ambiente externo e sua influencias, sendo aliado com a sua cultura organizacional.

Referências:

Um comentário:

  1. Olá pessoal, destaco dois pontos:

    1. Muitas vezes mudanças bruscas e fortes no ambiente forçam a empresa a tomar um rumo sem que sua gerência queira ou tenha pensado nele (por exemplo, as falências de grandes bancos e segurados no caso sub-prime, que também estão provocando mudanças na regulamentação do setor, mudanças que, muito provavelmente, não aconteceriam sem a crise).

    2. O ambiente têm se tornado mais turbulento e imprevisível para muitos setores, e grande parte dessa turbulência é gerada pelas inovações tecnológicas.

    Abraços!

    ResponderExcluir