quarta-feira, 25 de novembro de 2009

APO de Emoções - Entrevista Identificando as Competências Emocionais de uma Administradora

As competências emocionais fazem com que administradores tenham êxito nas tarefas realizadas na organização, fazendo com que o mesmo torne-se um administrador de sucesso.
Tem-se como exemplo de como as competências emocionais ajuda a gerir uma organização numa entrevista feita com a administradora Ivna Silva que relaciona o uso das competências na função de gerenciadora em sua empresa.

PARA VOCÊ O QUE É COMPETÊNCIA EMOCIONAL?

Competência emocional pra mim no meu entendimento é você gerir uma empresa usando os recursos humanos que você tem sentimentos, é você saber ver sempre o lado humano das coisas darei um exemplo, tudo que eu faço na minha empresa é voltada em benefício do cliente e eu faço também voltado em benefício dos funcionários eu vejo muito o lado interno às melhorias internas na empresa vejo isto como competência emocional, acho que a mulher tem muita competência emocional porque ela já administra a casa dela de um modo bem emocional usando mais as emoções do que a razão é claro que a razão é importante porque você tem que ter conhecimento da empresa e do seu funcionamento de como tocar um determinado negócio, sem esse conhecimento você não consegue tocar uma empresa, mais as capacidades emocionais são tão importante quanto às racionais intelectuais.

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É FUNDAMENTAL NAS CINCO ÁREAS: AUTO CONCIÊNCIA, AUTO GERENCIAMENTO, MOTIVAÇÃO, EMPATIA E HABILIDADE SOCIAL. NO SEU TRABALHO QUAL DESSES FUNDAMENTOS VOCÊ USA NO DIA A DIA?

Eu uso todos eles sendo que eu acho que ficam mais fortes no meu dia a dia a auto consciência, motivação e empatia. Auto consciência porque eu tenho que me conhecer pra poder desenvolver um bom trabalho conhecer as minhas dificuldades, minhas deficiências e as minhas fraquezas, e a motivação é acima de tudo o que eu mais faço em meu trabalho porque eu uso tanto pra cliente quanto para funcionário, principalmente para funcionários porque eu acho que a empresa que não tem uma equipe que está trabalhando com vontade com satisfação com empenho principalmente quando se trabalha com serviço como a que eu trabalho não vai desenvolver um bom trabalho, e a empatia porque além de se conhecer no seu trabalho você tem que conhecer as pessoas com quem você está trabalhando então é isso que eu faço eu trabalho com a empatia porque eu estou sempre tentando conhecer cada vez mais os meus clientes e os meus funcionários no dia a dia da minha empresa.

VOCÊ COMO ADMINISTRADORA ACREDITA SER MAIS IMPORTANTE AS COMPETENCIAS EMOCIONAIS OU INTELECTUAIS?

As duas competências são importantes porque as competências intelectuais é o conhecimento que você tem da empresa de todo seu funcionamento e de como gerencia – lá de um modo racional, saber no dia a dia como lidar com cliente e fornecedor, e as competências emocionais também é como lidar com cliente e fornecedor mais de um modo mais ligado as emoções, saber ser maleável e flexível. Então uma competência não pode existir sem a outra as duas competências são importantes dentro de uma empresa.

QUAIS AS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS QUE VOCÊ COSTUMA UTILIZAR PRA RESOLVER CONFLITOS NA ORGANIZAÇÃO?

Eu utilizo muito a verdade baseada em fatos concretos, investigação, procuro sempre buscar saber a verdade e não ser injusta com as pessoas, então nunca acuso ninguém até ter certeza de como o fato procedeu quem estava envolvido realmente no conflito, eu gosto de resolver o conflito da forma mais correta possível com a verdade e com investigação.

CONCLUSÃO

Verifica- se, portanto que o sucesso do administrador atualmente, não se limita apenas as suas competências intelectuais (QI), mas principalmente as suas competências emocionais (QE). A capacidade de gerir pessoas, habilidades para trabalhar em equipe, motivação para atingir resultados, e capacidade para tomar iniciativas são requisitos fundamentais para os líderes extrair o melhor das habilidades de sua equipe tornando o ambiente organizacional mais produtivo. Portanto a inteligência emocional é um fator determinante para se adquirir êxito nos resultados que se buscam nas organizações trazendo sucesso aos administradores que melhor souberem utilizar as competências emocionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário