quarta-feira, 25 de novembro de 2009

APO de Matemática - MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO

Esse trabalho é o APO de Matemática Aplicada, tem como objetivo demonstrar os resultados financeiros das empresas aéreas TAM S.A e GOL LINHAS AÉREA INTELIGENTES S.A, a importância da Receita, do Custo e do Lucro, as estratégias realizadas pelas empresas como promoções, programas de fidelização, preços mais acessíveis, uso da tecnologia, expansão de destinos etc. e consequentente o crescimento da TAM e da Gol que nos intervalos de 2005 a 2006 e 2006 a 2007 só obtiveram resultados positivos.

CONCEITO DE MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO, SEGUNDO À MATEMÁTICA FINANCEIRA
Algumas pessoas acreditam que o objetivo da empresa é sempre maximizar o lucro. Para alcançar essa meta, o gerente financeiro tomaria apenas as ações que gerassem uma grande contribuição esperada para o total dos lucros da empresa. Para cada alternativa considerada, o gerente financeiro selecionaria a que ocasionasse o maior resultado monetário esperado. As sociedades anônimas comumente mensuram os lucros em termos de lucro por ação (LPA) que representam o lucro obtido durante o período contábil sobre cada ação ordinária emitida. O lucro por ação é calculado ao se dividir o total do lucro do período disponível para os acionistas ordinários da empresa, pelo número de ações ordinárias emitidas. A meta da empresa e por seguinte de todos os gerentes e empregados é maximizar a riqueza dos proprietários da empresa. A riqueza dos proprietários de sociedades anônimos é mensurada pelo preço das ações, que por sua vez é baseado no tempo de retorno dos resultados (fluxos de caixa) na sua magnitude e no seu risco. Quando se considera cada alternativa de decisão financeira, em termos de seu impacto nos preços das ações da empresa, administradores financeiros devem aceitar somente aquelas ações que aumentem o valor esperado da ação. Tendo em vista que o preço da ação representa a riqueza do proprietário na empresa, a maximização do preço da ação é consistente com a maximização da riqueza do proprietário. Observe que o retorno (fluxo de caixa) e o risco são variáveis-chave para a tomada de decisões no processo de maximização da riqueza.

CONCEITOS DE RECEITA CUSTO E LUCRO, SEGUNDO A ECONOMIA
Receita Receita é o faturamento total das vendas da empresa, sem que se tenha tirado o lucro e as despesas. A receita total em qualquer empresa que se encontre em um mercado perfeitamente competitivo, ou seja, quando a um preço fixo tanto para empresas como para os consumidores, poderá ser calculado através da multiplicação do preço cobrado pela quantidade vendida, em concorrência perfeita o preço cobrado por uma empresa não variará qualquer que seja o volume de vendas. Custo O custo econômico são as despesas explícitas realizadas pela firma para adquirir ou contratar recursos como despesas com salários, energia, água, aluguel, imposto sobre vendas, etc. É considerado também custo econômico os custos implícitos que correspondem aos valores dos recursos que pertencem a empresa. Classifica-se ainda como custo uma quantia mínima de lucro, chamado de lucro normal que é uma quantia suficiente apenas para manter o empresário no negócio. Lucro O lucro é a diferença positiva de receita menos custo, ou seja, a diferença entre receita total das vendas e o custo total de produção. No curto prazo, uma firma operando em um mercado de concorrência perfeita maximizará o seu lucro total ao nível de produção em que a diferença entre a receita total e os custos totais for máxima.

TAM S.A

Tem como principal atividade transporte de passageiro e de cargas, possui classificação setorial nas áreas de construção e transporte.

GOL LINHAS AEREA INTELIGENTES S.A
Tem como principal atividade Gestão de participação societária, possui classificação setorial nas áreas de construção e transporte.

Maximização de lucro nas empresas:

TAM S.A

Exercício do ano 2005 para o ano de 2006 ocorreu crescimento de 30,02% pois foi lançado o sistema de Perfis de Tarifas e consistem em cinco perfis de tarifas denominados Promo, Light, Flex, Max e Top, apresentando claramente as características do bilhete para que o passageiro faça a sua escolha de acordo com as suas necessidades de viagem. Houve uma forte expansão na abertura de seis novas rotas internacionais. Uma importante oportunidade de aumento da receita foi às atividades adjacentes. Uma delas é a área de transporte de cargas, já estruturada na unidade de negócios TAM Cargo. A TAM lançou o Programa Fidelidade TAM, através dos acordos code-share da empresa, os passageiros podem acumular e resgatar pontos para viajar nos vôos domésticos ou internacionais da TAM e de suas parceiras, o programa de fidelização é uma forte ferramenta de relacionamento por não impor restrições aos associados que estejam resgatando pontos em vôos domésticos em número de assentos disponíveis ou vôos. A estratégia consiste em fidelizar cada vez mais passageiros, o que permitirá aumentar as receitas com vendas de pontos. Exercício do ano 2006 para o ano de 2007 ocorreu crescimento de 10,98% pois foi desenvolvido atividades para o mercado executivo, de turismo, lazer e cargas, visando o melhor aproveitamento das aeronaves com o objetivo de atender a demanda do mercado brasileiro. No mercado doméstico a maior parte do aumento de participação foi devido à expansão de oferta com a renovação da frota, substituindo as aeronaves F-100 por aeronaves de maior capacidade, aliada a uma política de preço competitiva. A TAM é uma companhia aérea de baixo custo operacional e tem significantes reduções de custos através de um uso eficiente das aeronaves da Companhia, frota moderna e flexível, manutenção própria e utilização de tecnologia nos processos operacionais. Na busca pela oferta de serviços diferenciados a preços competitivos, implementou-se um plano de tarifas promocionais nos horários de baixa demanda, para elevar a taxa de ocupação das aeronaves. Atraindo assim os passageiros de lazer, que privilegiam o fator preço e tendem a ser mais flexíveis na programação de suas viagens.

GOL LINHAS AEREAS INTELIGENTES S.A.

Exercício do ano 2005 para o ano de 2006 ocorreu crescimento de 42,44% em virtude do crescimento da oferta de assentos e de demanda. A GOL maximiza as opções aos passageiros, com ofertas diferenciadas em diversos horários, com conexões para todos os destinos atendidos. Assim, ela gera demanda nos novos mercados em que atua – o chamado “Efeito GOL” - ao mesmo tempo em que mantém forte presença nas rotas de alta densidade de tráfego. A Companhia mantém uma enxuta estrutura de custos, o que possibilita ofertar mais assentos a preços acessíveis, a um contingente maior de passageiros para diversos destinos, a regularidade e a pontualidade dos vôos também ajudaram no crescimento fazendo com que o publico fidelize a companhia. Ela também lançou o programa Voe Fácil que possibilitava o parcelamento de passagens de até 36 vezes, o mais extenso prazo do mercado. A GOL revolucionou o mercado brasileiro de vendas de passagens aéreas ao eliminar a emissão do tradicional bilhete. Essa medida barateou os custos da Companhia e simplificou o acesso dos passageiros aos serviços ofertados. Exercício do ano 2006 para o ano de 2007 ocorreu crescimento de 30,64% em virtude de quatro ações promocionais: Contramão do Carnaval, Preços Rasantes, Brasil mais Perto, Noite Cheia de Vantagens e Criança Não Paga, facilitando as condições para quem desejava viajar. Além da compra, o check-in e a alteração de vôos também podem ser feitos on-line. Sempre com foco na facilidade e melhor acesso de seus serviços, a GOL também disponibilizou a compra de passagens e a realização de check-in pelo celular.

Referências
Carlos Roberto Martins Passos Otto Nogami, Princípios de economia, 3ª edição Gitmam, Matemática Financeira
http://www.voegol.com.br

3 comentários:

  1. muito bom, estou estudando economia e essas informações sobre maximização de lucros me ajudou bastante!

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  2. Caiu do Céu esse conceito... Estou estudando Economia, e precisava exemplos reais sobre o assunto... Adorei os exemplos da Tam e da Gol...

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