Na atualidade o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e de sistemas de informação. A tecnologia de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações, e os sistemas de informação estão cada vez mais sofisticados, propondo mudanças nos processos, estrutura e estratégias de negócios. Não se admite hoje uma empresa que queira competir com vantagem, sem a utilização dessas ferramentas. Estes fatos abrem lacunas para que os novos gestores, com novas visões busquem o aperfeiçoamento continuo para suas empresas. O desenvolvimento e a crescente evolução das organizações é fruto da evolução do conhecimento e da informação. As transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação afetaram significativamente a sociedade. Para acompanhar essas transformações, tanto as pessoas quanto a organização têm procurado formas mais rápidas para se inserir nesse modelo atual de mercado. Esse modelo é chamado era da informação, qual é necessário ter em mente a tecnologia de informação e os sistemas de informação como grandes precursores e responsáveis pelo valor adicional às tomadas de decisão. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo avaliar a importância do sistema de informação gerencial na gestão empresarial para as tomadas de decisão.
CONCEITO DE CONTABILIDADE
Na contabilidade, o objeto é sempre o Patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencentes a uma pessoa física ou a um grupo de pessoas. A contabilidade busca, primordialmente, aprender, no sentido mais amplo possível, e entender as mutações sofridas pelo Patrimônio. As mutações tanto podem decorrer da ação do homem quanto, embora quase sempre secundariamente, dos efeitos da natureza sobre o patrimônio.
Para os administradores a Contabilidade serve como meio de informação para a tomada de decisões dentro da empresa, pois tudo o que acontece na empresa em termos financeiros, econômicos e patrimoniais, tem que estar registrado na Contabilidade. É através da contabilidade geral, e particularmente da contabilidade de custos, que os empresários saberão a rentabilidade de seu capital investido e a lucratividade de suas operações ou negócios. A Lucratividade é obtida mediante a comparação das Receitas com os Custos e as Despesas de cada produto comercializado e de cada seção, departamento, filial e da empresa como um todo. A Rentabilidade do Capital investido se obtém mediante a comparação do capital empregado com o eventual lucro conseguido com o objeto social da empresa.
COMO USAR A CONTABILIDADE PARA TER INFORMAÇÃO
A informação contábil precisa atender primeiramente a dois pressupostos básicos para que tenha validade no processo de gestão administrativa. Entre eles, podemos citar a necessidade da informação que deve ser tratada como produto disponível para consumo e ter utilidade. Essa necessidade é determinada pelos seus usuários, pois a mesma deve ser construída para atender aos tomadores de decisão. O contador gerencial sabe que a informação faz parte de seu sistema e que foi montado para atender às necessidades dos seus usuários. Entende - se que a necessidade da informação, aliada ao absoluto respaldo ao contador e a seu sistema é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informações contábeis, planejamento e controle. O sistema de informação gerencial exige planejamento para a produção dos relatórios, para atender aos seus usuários. Só poderá ser controlado aquilo que é entendido e aceito. O controle é feito com base em informações obtidas a partir de dados originais.
CONTABILIDADE COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Os sistemas de informação auxiliam as empresas no processo de informações internas e externas em um curto espaço de tempo, já que as mudanças no mercado ocorrem rapidamente. Um sistema de informação contábil adequado e estruturado permitirá uma gestão eficaz das informações necessárias para a gestão econômica e financeira da empresa, assim como apresentará um grau máximo de eficácia na relação custo e benefício da geração e comunicação das informações. Os contadores estão ativamente envolvidos nos processos decisórios de suas empresas, tornam-se mais conscientes de sua importância nos cenários econômicos e social do país. Os profissionais tendem a se renovar e buscar novas competições e desafios no seu âmbito profissional, para atender as necessidades da sociedade que se tornaram mais exigente e seletiva na escolha de seus produtos ou serviços que serão consumidos.O sistema pode ser entendido como uma entidade que possui mais de um componente, os quais se integram para chegar a um objetivo comum; em processamentos de dados o sistema pode ser entendido como um conjunto de equipamentos, que podem ser mecânicos, eletrônicos ou como um conjunto de programas como, planos e normas técnicas.
RESOLUÇÃO CFC N°785/95 DE 28 DE JULHO DE 1995 APROVA A NBC – T -1 DAS CARACTERÍSTICAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
1.1 - DO CONCEITO E CONTEÚDO
1.1.1 - A Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da Entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos, quanto monetários.
A Contabilidade deve gerar informações com base segura para os seus usuários. A informação contábil se expressa de diferentes formas, como planilhas, demonstração contábil, notas, pareceres, laudos... Os usuários das informações contábeis são pessoas físicas, ou jurídicas que tenha interesse na avaliação de determinada entidade. A informação contábil deve satisfazer as necessidades comuns a um grande número de diferentes usuários, por isso ela tem que ser veraz e equitativa.
Atributos indispensáveis para facilitar a concretização dos propósitos dos usuários:
CONFIABILIDADE
Este atributo faz com que o usuário aceite a informação contábil e a utilize como base de decisões, a confiabilidade é fundamentada na veracidade, completeza e pertinência do seu conteúdo. A veracidade exige que as informações contábeis não contenham erros, a completeza significa dizer que a informação contábil compreende todos os elementos relevantes e significativos sobre o que pretende divulgar e a pertinência diz que o conteúdo deve estar de acordo com o titulo ou denominação.
TEMPESTIVIDADE
Diz que a informação precisa chegar ao destinatário em tempo hábil para que possam ser utilizadas as informações contidas para seus devidos fins.
COMPREESIBILIDADE
A informação contábil precisa ser firme e de fácil compreensão para o destinatário. A compreensibilidade concerne à clareza e objetividade com que informação contábil é divulgada. As informações contábeis devem ser expressas no idioma nacional.
COMPARABILIDADE
A comparabilidade possibilita ao usuário o conhecimento da evolução entre determinada informação ao longo do tempo numa mesma entidade ou em outras, possibilitando as posições relativas da mesma.
CONCLUSÃO
Concluí-se que as organizações, nos últimos anos, têm alimentado uma postura de modernização, em que a estratégia competitiva é consciente e sólida, e a utilização da tecnologia de informação é encarada como essencial para esta estratégia de negócio. Essa postura vem permitindo que ideias inovadoras tomem forma até se tornarem realidade. O atual estágio das organizações pode ser definido como de Integração, em que a área de Informática utiliza novas tecnologias gerenciadoras de bases de dados e nova estrutura organizacional. O fato das organizações estarem neste estágio possibilitou que a ideia de implementação de sistemas de informações integrados, horizontal e verticalmente na organização, se tornasse realidade com todas as suas inovações. A estratégia de negócio das organizações, assim como as possibilidades de ganho de competitividade por intermédio da utilização de informações, são bastante conhecidas pelos responsáveis e pelos participantes dos projetos de Sistemas de Informações, cujos projetos são de implementação de um sistema vital para o negócio da organização, pelo seu volume de transações e necessidade de rapidez, segurança e conectividade com vários ambientes nacionais e internacionais. Este fato contribuiu para a percepção da importância deles. A informação contábil sempre será um meio eficiente na tomada de decisões das empresas, mas para que isso se concretize há a necessidade de que a mesma atenda aos pressupostos básicos da informação.
REFERENCIA